Nossas
Publicações

A idade para empreender

Se você tem 40 ou 50 anos (ou até 60) e acredita na sabedoria convencional, pode pensar que a possibilidade de empreender já tenha ficado pra trás e que é tarde demais para começar seu próprio negócio.

Errado: Um estudo recente realizado pelo Census Bureau e dois professores do MIT constatou que os empreendedores mais bem-sucedidos tendem a ser de meia-idade – mesmo no setor de tecnologia.

Os pesquisadores compilaram uma lista de 2,7 milhões de fundadores de empresas que contrataram pelo menos um funcionário entre 2007 e 2014. O fundador de uma startup tinha em média 45 anos quando fundou as empresas de tecnologia mais bem-sucedidas.

Ainda não está convencido? Confira estas estatísticas:

* Um fundador de uma startup de 50 anos tem 2,2 vezes mais chances de fundar uma startup bem-sucedida do que um de 30 anos.

* Um fundador de startups de 50 anos tem 2,8 vezes mais chances de fundar uma startup de sucesso do que um de 25 anos.

E se você quiser uma estatística realmente divertida:

* Um fundador de uma startup de 60 anos tem três vezes mais chances de fundar uma startup bem-sucedida do que um fundador de uma startup de 30 anos – e 1,7 vezes mais probabilidades de fundar uma startup que acaba entre os 0,1% melhores de todas as empresas .

Por quê?

Existem muitas razões, mas um fator-chave é a diferença entre ideias e execução. As ideias são ótimas, mas a execução é tudo. O mesmo se aplica à estratégia: a estratégia importa, mas a tática – o que você realmente faz – é o que ajuda as empresas a crescer.

É muito mais difícil executar bem quando você tem experiência limitada. O mesmo acontece ao desenvolver uma estratégia sólida e/ou tomar decisões táticas inteligentes – especialmente quando você precisa tomar várias decisões todos os dias.

Então, se você tem mais de 40 anos e deseja iniciar um negócio, faça-o. Se você está na casa dos 50 anos, faça-o. Se você tem 60 anos … vá em frente!!

Sua experiência, suas habilidades, suas conexões, seus conhecimentos e, sim, sua idade estão do seu lado.

Acredite em si mesmo – especialmente se estiver disposto a trabalhar duro e perseverar. Comece a colocar tudo isso para trabalhar para você. Não para outra pessoa.