Nossas
Publicações

Samsung + LoopPay Vs. Apple Pay – Isto está ficando interessante…

home-reader

LoopPay assinou um acordo para ser adquirida e tornar-se uma subsidiária integral da Samsung Electronics America, Inc. www.looppay.com/announcement/

Will Graylin e George Wallner, fundadores da LoopPay devem estar felicíssimos, afinal encontraram um aliado de peso para fazer decolar seu projeto e enfrentar a Apple Pay com certa igualdade de forças.

A LoopPay desenvolveu e patenteou a tecnologia MST – Magnetic Secure Transaction, que basicamente transforma  qualquer terminal de captura (POS / PInPad) em um leitor sem contato, de transações originadas por um celular, sem a necessidade de utilizar a tecnologia NFC.

Simples de explicar: Utilizando os mais de 25 anos de experiência de George Wallner, fundador da Hypercom, com terminais de captura, Will Graylin testou em laboratório um dispositivo que emite uma onda eletromagnética, capaz de ser capturada pelo leitor magnético do terminal de captura (POS), como se o cartão de pagamento tivesse sido utilizado no mesmo equipamento. E deu muito certo! Uma vez conectado a qualquer smartphone (como uma capa do celular), o transforma em uma carteira digital. Veja como funciona em: www.looppay.com/how-it-works/

Em um dos encontros que tive com Will Graylin, naquela ocasião em São Paulo, Will demonstrou a tecnologia ao pagar a conta do jantar utilizando o celular. Ele informou ao garçon que iria pagar com cartão de uma determinada bandeira e, ao invés de passar o cartão no terminal, aproximou o celular do POS e apertou uma tecla. Em poucos segundos o terminal começou a imprimir o comprovante da transação aprovada. Embora assustado e surpreso, o garçon tinha em suas mão o comprovante da transação concluída.

Claro que se fosse um cartão “smart card” (com chip), emitido por um banco brasileiro, a transação não seria aprovada, já que aqui, quando se trata de cartão presente, a transação só é autorizada com a leitura do chip e o uso de PIN. Mas isto é um tema para outra conversa.

Além da patente, o que importa para a Samsung e toda indústria de pagamentos, é que LoopPay é de fato a “carteira digital” mais aceita em todo o mundo.

Será interessante acompanhar a concorrência nos meios de pagamento, entre os gigantes Apple e Samsung.